As maiores duplas sertanejas de todos os tempos

Como o show “Emoções Sertanejas” não homenageou os cantores sertanejos que realmente mereciam fica aqui a singela homenagem do Sertanejo.Org aos que foram esquecidos pela Globo, Roberto Carlos e quejandos e que foram responsáveis por todo o “percurso” e “sobrevivência” da música sertaneja até os dias atuais.

1. Raul Torres e Florêncio: Há fortes relatos que esta tenha sido a primeira “dupla caipira” de todos os tempos. Raul Torres participou de outras duplas e conjuntos e compôs sucessos como “Moda da Mula Preta”, “Cabocla Tereza”, “Pingo D’ Água”, “Chico Mulato”, “Saudade de Matão” e muitas outras sem contar que Raul foi pioneiro do Rádio Brasileiro.

Segundo o pesquisador Ayrton Mugnaini Jr, a dupla foi a fixadora do estilo de canto com duas vozes médias e influenciou muitas outras duplas até o aparecimento de Tonico e Tinoco com um canto mais agudo. As primeiras gravações apresentam o clássico das duplas caipiras com acompanhamento de violas.

2. Tonico e Tinoco: Considerada por muitos a mais importante da história gravaram o primeiro disco em 1944.

3. Tião Carreiro e Pardinho; A dupla que começou em 1954 criou um novo ritmo que Tião Carreiro chamava de “pagode”.

4. Pedro Bento e Zé Da Estrada: Um dos principais responsáveis pela harmoniosa combinação de músicas folclóricas de outros países com o sertanejo. Começaram também em 54.

5. Caçula e Marinheiro: Um dos maiores percussores do sertanejo romântico. A dupla gravou seu primeira LP em 1960.

6. Tibagi e Miltinho: Se conheceram e gravaram seu primeiro LP também em 1960. Miltinho Rodrigues conhecido como o “Trovador do Brasil” tem uma das vozes mais bonitas do país além de ser um tremendo compositor.

7. Belmonte e Amaraí: Outra dupla que não merece cair no esquecimento. Se conheceram em 1966 e já no primeiro disco com o título Saudade de Minha Terra se eternizaram na música sertaneja.

8. Liu e Léu, Zico e Zeca e Vieira e Vieirinha: Todos da mesma família: Liu e Léu são primos de Vieira e Vieirinha e irmãos de Zico e Zeca. Todos tiveram um papel importante na música sertaneja brasileira.

9. Cascatinha e Inhana; Dupla formada por marido e mulher, lançaram seu primeiro LP em 1951 e eternizaram músicas como Índia e Colcha de Retalhos.

10. Craveiro e Cravinho: Iniciaram década de 1960 ao estilo “Tonico e Tinoco”. Craveiro é pai da dupla César e Paulinho.

11. Pena Branca e Xavantinho: Começaram em 1962 e fizeram grande sucesso com a música “Cio da Terra” dentre outras.

12. Léo Canhoto e Robertinho; Formaram um novo estilo musical misturando guitarras e sons de bang-bang ao antigo sertanejo. Infelizmente, com o tempo esse estilo de música ficou enfraquecido.

13. Milionário e José Rico: Iniciaram em 1970 e consagraram definitivamente a música sertaneja moderna com influência de outros ritmos como o Mexicano. Conseguiram manter o mesmo ritmo em seus 29 trabalhos e permanecem “na ativa” até os dias atuais com cerca de 200 shows por ano.

14. João Mineiro e Marciano; Iniciaram em 1973 e chegaram a apresentar um especial no SBT. Marciano segue hoje carreira solo e João Mineiro formou dupla com Mariano.

Cupom
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

40 Responses to As maiores duplas sertanejas de todos os tempos

  1. Gilmar Vasques Carreira says:

    Blog nota 10. Como é bom saber que existem pessoas cultas que com muita luta resguarda a história e tradição de nossa música sertaneja.

  2. paiva says:

    Agora sim, homenagem justa, a grandes nomes da musica sertaneja, claro que se formos enumerar, ficariamos dias aqui destacando os nomes que realmente fizeram a musica sertaneja, porque hoje, ninguem mais faz, como diz a musica de Milionario e Jose Rico: Memória Esquecida.
    Abraços e parabéns.

  3. leonardo says:

    Faltou a revolucionária: Chitãozinho e Xororó

  4. Gonçalves Lima says:

    Parabéns!!! Esse trabalho de vocês faz com que a gente mate saudades daqueles que foram precursores da mais bela música do Brasil, e a mais pura também, enviada por Deus para essa gente e saída do fundo de seus corações para agradar a nossa vida.Isso é sensacional e a gente tem que agradecer aos que fazem um nobre esforço para expor uma produção como essa.
    Felicidades!!! Sucesso sempre!!!

  5. joviano says:

    falta nesta lista a dupla zilo e zalo co, a musica a grande esperança

  6. Flávio says:

    Falar de música sertaneja e não falar de Chitãozinho e Xororó é como falar em presidentes e não falar de Getúlio Vargas. Meus caros, uma dupla fazer 40 anos de carreira e ficar em evidência dentro destes 40 anos não é fácil não. Todos que vcs citaram são merecedores, mas esquecer os meninos passarinho realmente foi demais. Tudo que temos de música moderna é devido a eles e Milionário e josé Rico que apesar da idade tbém se mantêm em Evidência. Abraços!

    • Manoel de Bitencourt says:

      Chitãozinho e Xororó foi a dupla que deu o pontapé inicial para essa gritaria desenfreada que virou a música que eles dizem ser “sertaneja”. A verdadeira música sertaneja é justamente aquela que antecede Chitãozinho e seu irmão, depois desses dois gritões nunca mais a musica sertaneja foi sertaneja. Verdade dói mas é melhor que a mentira e hipocrisia.

  7. Antônio Carlos da Rosa says:

    E a dupla jacó e jacozinho? E amado e Antônio?

  8. Paulo Roberto says:

    E Mato Grosso e Matias, Cacique e Pajé, Dino Franco e Moraí, Chico Rey e Paraná,João Mulato e Douradinho, Zé Mulato e Cassiano, Durval e Davi…..? enfim, são muitas as duplas maravilhosas que estão praticamente esquecidas.

    Só uma observação, Tonico e Tinoco e Milionario e José Rico foram lembrados sim, e Chitãozinho e Xororó tambem.

  9. catarina says:

    essa lista está imcompleta porke como é possivel nao tar leandro e leonardo nesse top? a dupla ke mais discos vendeu, mais sucesso fez no exterior e é a única dupla ke possui cd no top 10 dos cds mais vendidos até hoje no brasil. os unicos romanticos desse top 10 são deles. é imperdoável esse erro. zez di camargo e luciano tanbem ta faltando

  10. Anonymous says:

    faltou belmonte e amarai, na minha opiniao sao os melhores..

  11. cicero leandro costa says:

    Falta acrescentar Jaco e Jacozinho

  12. cleiton says:

    e faltou ainda Leandro E Leonardo e o Zezé di camargo e luciano po exquecerão

  13. alexandre says:

    Duduca e dalvan

  14. luis pipino says:

    parabéns pelo reconhecimento isto sim é sertanejo raiz, ou seja, o verdadeiro.

  15. mateus says:

    cade chrystian e ralf???? eu me apavoro com a falta de sabedoria d vcs!!!

  16. Roger Matheus Filho says:

    A melhor dupla para mim ( Milionário e Jose Rico)

  17. daniel says:

    faltou jorge e mateus que e a melhor dupla sertaneja de todos os tempos ue !

  18. João Ricardo Grillo says:

    Pessoal, cadê o Dino Franco e Mouraí

  19. douglas pereira da silva says:

    o chitãozinho e xororó e a melhor de todos tempos
    essas duplas de hoje e pessima demais so musicas de cornooooooooooooo
    a segunda voz são chatas demais
    eu queria que o tempo do verdadeiro sertanejo voltasse ne era bom demais
    eu não sou daquele tempo mais tenho saudades

  20. Carol says:

    A lista pode estar certa, mas q faltou várias duplas faltou, cristian e ralf, chx, l&l, zcl cadw eles? Mas só sertanejo RAIZ não essas porcaria d agora

  21. joka says:

    todos que foram citados nessa lista são os verdadeiros sertanejos, ou seja os caipiras. Sei que todos podem se expressar como quiserem, mas os cantores de hoje são cantores sertanejos e não de moda de viola. Então fica aqui o meu reconhecimento ao dono do blog que deve ser um amante do verdadeiro sertanejo pé de serra.

  22. Juninho says:

    fernando e sorocaba wagner leao? pqp essa pagina eh pra quem realmente canta, nao p dois babacas q nem sabe o verdadeiro significado d ser sertanejo

  23. nono says:

    Em uma proxima revisão acrescente as Irmãs Galvão. Parabens pelo blog, isso é muito importante que se fixem a memoria da musica raiz.

  24. juliano says:

    Leandro e Leonardo pra mim foram os melhores

  25. Manoel de Bitencourt says:

    E dizer que é dupla sertaneja porque vendeu milhões de discos É BRINCADEIRA, hoje em dia qualquer porcaria de música pode vender milhões de discos. Desculpem a franqueza mas sou do tempo que se ouvia sertanejo mesmo, música que assentava bem com uma viola e um banquinho. Hoje em dia apresentação de “sertanejos” parece mais show de Rock and roll, dá licença!!!

  26. RM says:

    Bela postagem. Honestamente, nem sou muito fã de sertanejo; cai aqui por acaso, por conta de uma resposta equivocada do Google a uma busca, mas curti muito a leitura e as músicas. E então me dei conta: não é de sertanejo que eu não gosto, são músicas interessantes de se ouvir. O meu problema é com esse pop travestido de sertanejo, que não convence nem como uma coisa nem como outra, e suas letras que oscilam entre onomatopéias e historinhas sobre carros…

  27. Adinam Tusset says:

    Bom dia.
    Gostei muito deste blog,a tempos eu procurava por um site ou blog que tratasse deste assunto de musicas sertanejas (clássicas),se alguem souber me indique um site ou blog que eu possa baixar essas musicas para ouvir em casa.
    Desde já agradeço.

  28. jaime says:

    souuuuuuuu fã incondicional
    pois adorooooooooooooooooooooooooooooo músicas antigas sertanejas!!!!

  29. maria 100% says:

    adoreiiiiiiiiiiiiiii!
    apesar de ser criança!!!!
    milhoes e milhoes de bjs LUAN SANTANA meu amor!!!
    vc tbm canta sertanejo!!!
    kkk

  30. Luiz Carlos says:

    Na minha opinião faltou a dupla “Matogrosso e Mathias”.

  31. Samuel says:

    Muito bom realmente, mas faltou algumas duplas, como Christian & Half, e Matogrosso & Mathias.

  32. ademir says:

    vocês falaram muito bem de duplas sertanejas, muita coisa eu concordo outras não. Adoro musicas sertanejas, uma das duplas que gosto e que não foi mencionada . É Alan e Aladin, primeira formação. cantavam muito.

  33. ademir says:

    Tem duplas que não cantam, gritam e com isso convence o público. Alan e Aladin cantavam. quem nunca ouviu, ouça, depois me diga.

  34. Gabriela says:

    Admiro e gosto do sertanejo antigo de raiz… mas os melhores depois de Tonico e Tinoco são Chitãozinho e Xororó…eles inovaram a musica sertaneja,mas nunca perderam as raízes….A partri deles q se rompeu o preconceito com a musica serteneja!
    OS q se dizem “sertanejos universitários” tem q aprender muito com eles q são: pós-graduados em musica sertaneja.

  35. Carlos Rafael says:

    Cadê Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Xororó ????

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>